Diagnóstico de maturidade de processos de TI
A avaliação de maturidade de TI utilizando-se como base os frameworks de Governança de TI (e.g. COBIT), possibilita condições para que os gestores de TI, bem como as partes interessadas, consigam entender o momento atual, comparando as práticas e mecanismos implantados na gestão de TI com as melhores práticas apresentadas nos frameworks de referência. A partir desta comparação e da mensuração da maturidade pode-se projetar a evolução para que se tenha na governança e gestão, uma visão holística sobre as informações e tecnologias alinhadas com as necessidades da organização.

O COBIT fornece uma estrutura abrangente que auxilia as organizações a atingirem os seus objetivos para a governança e gestão da TI. Em outras palavras, ajuda as empresas a criarem o valor ótimo da TI mantendo um equilíbrio entre os benefícios percebidos e otimizando os níveis de riscos e uso de recursos, de acordo com a realidade de cada organização.
A avaliação de maturidade dos processos de TI é personalizada para cada organização, podendo contemplar os processos como:
- Comunicação e divulgação

- Políticas, planos e procedimentos
- Ferramentas e automação
- Habilidades e experiência
- Responsabilidade e prestação de contas
- Medidas e definição de metas
Implementar estas boas práticas demandam um grande esforço, seja na sua implementação ou no acompanhamento e gerenciamento dos novos processos. Portanto, ter conhecimento da conformidade das boas práticas adotadas pela gestão de TI, passou a ser um diferencial para manutenção dos objetivos propostos pelos modelos.
As organizações começam a se interessar por medir seu estágio atual e planejar seu desenvolvimento na habilidade de gerenciar projetos. A partir da avaliação dos processos utilizados, posicionando-os numericamente no mapa da maturidade, pode-se planejar o caminho evolutivo, de acordo com as necessidades da organização.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que as empresas raramente coordenam apenas um único projeto por vez. O comum é gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, exigindo muita atenção e um trabalho extremamente cuidadoso, que pode ser simplificado com as metodologias de gerenciamento de projetos.
O uso de uma escala de maturidade, aliado à abordagem de processo cíclico de avaliação, proporciona a geração de indicadores instantâneos e temporais para a gestão da segurança da informação.